sábado, 15 de fevereiro de 2014

Curtidas

Tenho fotos em redes sociais sim. Não porque acho que devo mostrar o que estava fazendo no determinado momento. Mas sim porque preciso me identificar. Estou pensando, como represália, colocar uma foto 3X4 no perfil do facebook. Queria ver as pessoas, em seus âmbitos de supremacia hetero-intolerante dizerem que está horrível, está feia demais (feiura e boniteza são temas para outro texto). Sinceramente não vejo o porquê das pessoas quererem mostrar as fotos com veemência absurda de beleza, sendo que realmente não são aquilo que querer mostrar. Como li sobre um filósofo chamado Zygmunt Bauman sobre as relações de amizade virtuais, o quão as pessoas possuem amigos e o quão possuem os mesmos na realidade. Uma faca de dois gumes, cortando a mão dos não-precavidos. Amizade precisa sim de cara-a-cara.

Então, olhei uma foto de uma menina aqui do meu face, vi que tinha 130 curtidas (nesse momento já possui mais). De fato, me intrigou não a quantidade de curtidas mas sim as pessoas que curtiam. Essas pessoas elogiavam a proprietária por sua beleza caucasiana, mesmo alguns não tendo sequer beleza. Imaginei que seria sincero, já que não se esperava por parte desses um retorno no mesmo patamar de adjetivos. Migrei pra outro plano: "Vou curti. Não, pra quê? Ela tem tantos aí..."

Percebi que minha curtida de nada adiantaria se não comentasse. É uma coisa meio que "quem cala consente". Ser bonito hoje em redes sociais é tão fácil como aprender mexer no photoscape (escape de fotos, bem legal a tradução).

Mas o mais legal foi quando vi que as minhas fotos não chegaram nem a um terço dessa foto. Poderia ser desesperador para o narcisista, para o arrumadinho das redes. Mas pra mim foi ponto de reflexão, somente.

E esse post, se eu colocar na rede não chegará a metade desse terço que contabilizei. As pessoas querem imagem bonita, textos eles não querem ler. Um motivo pra eu anotar na caderneta do que "não se fazer ao chegar aos trinta": Curti fotos.

Se ninguém curti esse texto, não tem problema. Ele é cosmopolita e não narcisista! (sorriso largo agora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário