domingo, 23 de março de 2014

Canção da América

Amigo é coisa pra se guardar
de baixo de sete chaves
dentro do coração

Como suspeitavam, esse post vai sim falar dos meus amigos. Em especial os da Universidade. Queria ter espaço em bits ou bytes aqui nesse blog pra poder descrever cada um deles, mas ai não comportaria aqui. Foi uma Odisseia típica das boas lembranças das quais iremos levar pro resto da vida. Nela, não me considero Ulisses nem muito menos Telêmaco, ou Penélope ou até mesmo os deuses do Olimpo. Mas cada um desses personagens me encorporaram durante esses quatros anos de luta. Lutei, estou com as armaduras quebradas, a espada já não corta mais meus inimigos.

Mas Diferente da Odisseia, sendo o herói, não chegarei sozinho em casa. Chegarei com as melhores companhias que poderia ter; uns ficaram no caminho, mas mesmo assim não conseguiram sair da nossa lembrança.

O momento saudosista teve outra culminância. Reunidos novamente, contamos nossas boas e más lembranças, os nossos defeitos/qualidades. Rimos, choramos, brincamos, dormimos (duas horas, ainda estou com sono). Pessoas como o Josivaldo, que eu só vejo sorrindo, fazendo palhaçada, choraram durante esse pouco tempo de despedida. Não sei como, mas não consegui chorar nas duas ultimas conversas de botas batidas que tivemos. Talvez esteja como "Ao fim de Tudo" do Cidadão Quem (minhas lágrimas não caem mais, eu já me transformei em pó...) ou sei lá chorei tanto que aprendi apenas a admirar as outras pessoas a fazerem isso com maestria. Talvez o poeta nem precise chorar por derramar tantas lágrimas em seus cadernos.

Queira dizer que agente nunca vai se separar fisicamente, que seremos sempre a galera do fundão, a galera que faz raiva na hora das aulas. Mas não posso afirmar isso, e dói demais. Daqui há alguns anos possa ser que uns esteja fora do país, outros casados, outros trabalhando. Mas de certo mesmo unidos cada um vai seguir seu caminho. Nunca pensei que poderia dizer isso a algo que foi e está ainda sendo difícil: não queria que acabasse.

Então, vamos celebrar o novo, mesmo tendo uma fobia absurda dele. O novo vai nos dizer se é pra se Manter ou Mudar, ou se mantenha a mudança. Todos vocês foram gravados no livro do meu coração, sem exceção. Quando partir dessa pra outra, quero que se alguns de vocês ainda lembrarem de mim, que sorriam ao lembrar desse pateta, desastrado, muitas vezes psicopata mesmo, mas que nunca soube amar direito as melhores pessoas que possui...

(não vou colocar ponto final no texto, ele continua nas nossas vidas pra toda a eternidade)

Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração

Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar

Nenhum comentário:

Postar um comentário