quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Entidades

Realmente nem vinha escrever, mas somos escravos da inspiração, ou da inquietude (ou apenas do tempo). De fato estava a pensar nesse negocio de entidades. De todos os tipos, de todos os tamanhos e cores. Sabores também. Segundo um site (nem vem que não divulgo), colocou os seguintes significados:

O termo "entidade" pode ser:
Entidade (ente), um conceito de filosofia
Entidade (religião), um ser sobrenatural no candomblé ,umbanda e no espiritismo
Entidade (informática), um conceito de informática e computação
Entidade (contabilidade), um princípio contábil de escrituração
Entidade administrativa, uma pessoa jurídica da administração pública indireta, podendo ser autarquia, fundação pública, empresa pública ou sociedade de economia mista.


Os conceitos são diversos para uma mesma palavra. Como nossa língua é bela é robusta. Fui olhar link por link e no primeiro me chamou a atenção o conceito de Ente como tudo aquilo que existe. Exatamente. Esse Ente englobaria tudo,certo? E ele se englobaria? De fato todo conjunto é subconjunto de si próprio. 
Respondida essas perguntas, me vi em desespero por não ter certeza do Ente como uma parte que pode ser um todo para um e uma parte para outro. Esse Ente é como se fosse relativizado a cada Ente que possa aparecer como "maior". Bem confuso.

Esse conceito se estenderia pelo religioso. Entretanto, fiquei com medo de clicar no link, sabia que algo poderia estar de acordo ou não com os meus conceitos. Decidi ficar apenas com o filosófico para não correr o risco de cair no abismo mental.

A conversa era a mesma, ontem, sobre um post do Facebook da qual eu citei a frase "quem é feliz não pode ser inteligente". Seria eu sovina o bastante para não explicar aos "Entes" sobre o que seria? Me recusei. Uma vez ouvi que o artista não tem obrigação de explicar sua arte, ele deixa-a para as mil interpretações. (querer ser artista não é arrogante, como soou em primeira instância essa frase).

Então, meus Entes, encerro minhas escrituras hoje, deixando um pouco da burrice de ser infeliz por querer, felicidade é algo longínquo mas escancarado, então me contenho com minha tristezinha embrulha no papel fino de alegria (Millor ao avesso, repara!) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário