segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Imagem

O que uma imagem reproduz na sua mente? Realmente ela tem poderes místicos, ancestrais (qualquer adjetivo supimpa pra denominar coisa foda). Ela coça sua cabeça e instiga seus sentimentos. Sejam eles de raiva, tristeza, dor, alegria...uma imagem pode dizer tudo mesmo dizendo nada. Calada, grita alto em nossos ouvidos
Então foi isso que vi, basicamente uma imagem. Não estava em meus propósitos vê-la. Foi coisa repentina, de supetão. Eis a imagem: um menino. Mas não era um menino qualquer, era um menino que carregava uma mochila...feita de sacos plásticos. Como me doeu essa imagem. Imediatamente as lágrimas, do cara que não chora, cai. E depois outra. Tudo na sucessividade da normalidade.
Poderia andar reclamando "poxa vida como nosso país pode permitir uma coisas dessas?" ou "cadê os investimentos políticos?". Não, pela primeira vez essas perguntas não ecoaram em minha mente. Ao invés delas, veio a troca de postos. Imaginando como foi também difícil minha infância, que muitas das vezes procurava um lápis e não tinha...mas só tenho a agradecer por aquilo que tenho, focando naquilo que posso ter. Esse ter não precisa ser necessariamente material...ter-ser eu enfatizo.
Eu tenho essa mania, de inventar histórias. Sempre fui bom nisso. Então imaginei toda a dificuldade desse menino estudando, de muita das vezes sem ter o que comer, vai pra escola. Em casa, só vê pobreza. Seu pai pode ser alcoólatra ou apenas um pai desesperado por emprego. Pode ser os dois. Sua mãe, cria 10 filhos e não tem a mínima condição de melhorar de vida. Ela já pensou em abandonar todos. Então vejo novamente a foto: a chinela, a calça um tanto surrada, a camiseta regata. Tudo sugere o que eu escrevi. Mas mesmo não vendo seu rosto, pode notar pela sacola-mochila que ele tinha, sobretudo, força de vontade. E aquilo era determinístico para caracterizar seu esforço. A escola é mesmo uma coisa bonita, quando fazemos dela um prazer e não uma obrigação.
Oportunidades para todos, pois assim teremos algo chamado igualdade. Quero (ou queria) me deparar com esse menino daqui a 20 anos com um titulo de Doutor. Ou não, apenas sendo um bom cidadão, dizendo que apesar das diversidades ele venceu.
Vencedor, na verdade, ele já é...quem tenta merece recompensa. Que Deus o recompense pelo seu esforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário